Estudantes

Confira todas as nossas dicas para ter um bom estudo.

Leia Mais

Escritores

Confira todos as nossas dicas para escritores.

Leia Mais

27 agosto 2016

Você se encaixa no P.I.B? Entenda e participe do debate.

ESTE É UM POST DE 3 ANOS ATRÁS, DO MEU ANTIGO BLOG E QUE AGORA TRAGO PARA VOCÊS :

Há dias estou com a ideia de falar sobre esse tema. P.I.B é a sigla para Padrão Inatingível de Beleza. 1 a cada dez mil mulheres são diferentes das outras possuindo corpo e medidas consideradas pelo nosso sistema capitalista como perfeitas. E claro que assim elas são escolhidas para fazerem comerciais, novelas, e tudo mais para que tenhamos como metas sermos iguais a essas mulheres e para isso usar tal produto, tal serviço.  E como todo dia isso é “martelado” em nossas cabeças, acabamos sentindo-nos mal por não atingirmos esse mesmo padrão.
Eu estava assistindo um filme de comedia coreano e já vi em uma novela essa situação também e acabei percebendo o quanto esse tipo de padrão é usado no mundo todo. Neste filme um grupo de pessoas que estavam em uma fila para pular de Bungee jumping  riem de uma menina por ela dizer que pesa 50 kg e depois corrigir para 53 e eles acharem que ela tem 60 kg.  

 
Eu sou gorda. Há três anos tenho enfrentado sérios problemas com a balança, mas tem isso não me incomoda, então muitas vezes acabo nem ligando pra tal dieta ou para o tal exercício que deveria fazer e sei que em parte é porque olho para dentro de mim mais do que por fora. Esteticamente isso não faz diferença pra mim, mas tem toda uma questão de saúde também.  Depois de três anos, a primeira vez que de fato isso me incomodou foi quando eu estava em uma livestream de game e informei o endereço de uma página que tenho, a pessoa veio me adicionar e disse na live que eu era gordinha.  Tipo eu nunca neguei esse fato. Eu nunca escondi meu problema com a balança de ninguém e claro é visível isso(risos). Mas o que me incomodou foi a pessoa nem ter o trabalho de dizer algo como “nossa você mora no Rio”, “você tem 23 anos”, “você tem uma página de games”. Ser magérrima e sexy é um fator importante para nossa sociedade, que tem imposto esse tipo de padrão de beleza para mulher e que é vista por alguns como algo mais importante.

Vamos as perguntas do debate:
  1. Qual é o padrão de beleza inatingível que você vê a mídia “impor”?
  2. Você acha que isso pode ser algo preocupante para os adolescentes (que geralmente passam por fases onde tem que se encaixar em grupos sociais) causando doenças como a depressão?
  3. É importante se espelhar nesses modelos impostos pela sociedade? Por quê?
Para complementar esse debate deixo o link de uma matéria super interessante com o Dr. Augusto Cury que tem vários livros de sucesso publicados: http://www.simplicidadevoluntaria.com/ditadura.htm
Esse link tbm: https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/padrao-de-beleza-e-sociedade/o-padrao-inatingivel-de-beleza-e-a-sociedade/4889
Espero que vocês tenham gostado do post e espero os debates e comentários de vocês! Obrigada pela visita e o carinho de sempre. Coração vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo